A evolução arquitetónica e o design dos edifícios têm sido notável nos últimos anos, mas para haver existir esse desenvolvimento os materiais de construção tiverem de evoluir e serem sujeitos a inovação constante, nesse campo, a estratégia da Saint-Gobain tem acompanhado a evolução do mercado com uma forte aposta em Investigação e Desenvolvimento de novos produtos e materiais.
Um dos últimos desafios colocados à Saint-Gobain foi a procura de uma solução para as divisões interiores e paredes do complexo de escritórios Torres Al Bahar em Abu Dhabi (Emirados Árabes). Com 29 andares e uma altura de 145 metros, o desafio apresentado consistia na aplicação de materiais com capacidade para suportar as elevadas pressões laterais, minimizar a componente peso dos materiais e, ao mesmo tempo, maximizar o espaço.
Este desafio resultava da forma circular das torres que limitava os acessos e espaços, bem como da necessidade da precisão mais elevada nos critérios de construção, de modo a preservar os parâmetros de design do edifício.
A solução encontrada foi a combinação de materiais da Saint-Gobain Gyproc, nomeadamente a divisão corta-fogo Gyproc ShaftWall instalada somente num lado, placas duplas de alta resistência GypWall CLASSIC para as divisórias e GypWall CURVE, uma divisória concebida especificamente para providenciar curvas suaves perfeitas em diferentes raios.
Todo este desafio para a parte interna das torres é complementado pelo revestimento exterior que, pela sua elegância, se assemelha a uma pele de vidro, bem como pela sua funcionalidade pois através da monitorização da temperatura e da intensidade da luz solar, uma tela dinâmica colocada a cerca de dois metros da fachada abre ou fecha o seu reticulado, regulando assim a temperatura interior e contribuindo para a diminuição da fatura energética.
Para desafios exigentes, as soluções têm de ser de qualidade e por isso os materiais produzidos pela Saint-Gobain são a escolha perfeita para quem exige qualidade, conforto, segurança e inovação.